Aplicativo gratuito para monitorar intensidade da seca no Nordeste

Novidades ótimas para quem se interessa e se preocupa com o que esta acontecendo  com o nosso meio ambiente.  Está disponível desde o dia 03/10/2017 para download gratuito (bacaninha!) tanto em dispositivos Android quanto IOS, o aplicativo Monitor de Secas. Ele permite acompanhar a intensidade da seca em todo o Nordeste entre julho de 2014 e agosto de 2017.

A  nova ferramenta indica no mapa da região as áreas que passam por secas fracas, moderadas, graves, extremas ou excepcional num determinado mês. É possível saber ainda se os possíveis impactos sobre os diferentes setores econômicos são de curto ou longo prazo. Infelizmente é apenas para o Nordeste. Vamos torcer para que a galera da tecnologia nos ajude nisso.

Devido aos dados proporcionados pelo aplicativo é possível que em tomas de decisões se realize um planejamento coordenado de ações de preparação e resposta às situações de seca. O que contribui para decisões mais assertivas.

Essa atenção maior para este período é devido ao Nordeste estar enfrenta uma das mais severas secas já registradas desde 2012, afetando a disponibilidade hídrica, os usos da água e o meio de vida dos nordestinos. Os volumes dos reservatórios diminuíram drasticamente, chegando ao colapso em muitos casos.

É galerinha, não vamos esperar o ladrão chegar em casa para por o cadeado. Vamos todos cooperar uma vez que o problema no norte tem correlação com as demais regiões.  Vamos pensar no todo e não só no que só é de interesse teu ou do teu estado, ou da tua região.

 

 

Tchau Obrigada!

Deixe uma resposta