Mitos Sobre a Energia Solar Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaico esta se destacado e junto com isso aparecem mitos e informações falsas sobre o seu funcionamento e efetividade.
No mundo a tecnologia solar já está bem madura e não sobra espaço para dúvida a respeito do investimento. Mas em mercados que estão em fase de crescimento, alguns mitos podem persistir prejudicando este novo negocio.
Para esclarecer de uma vez esses “mimis” da oposição listei alguns mitos.

Mito 1: A energia solar é cara

Começando com o mais polêmico e mais conhecido mito sobre energia solar.

O custo do sistema de energia solar reduziu drasticamente com os avanços tecnológicos e os ganhos de escala. Em paralelo a conta de energia subiu muito (e vai continuar aumentando). Desta forma fica viável para o consumidor produzir a sua própria energia. Mas há aqueles que ainda irão questionar o  preço. Sim ainda está puxado para início porém já temos várias opções de financiamentos e incentivos.

Mito 2: Os módulos exigem muita manutenção

Os módulos são super fáceis de manutenção, e a própria chuva pode limpar.

Mito 3: Quem usa energia solar, não usa a rede pública

Existem dois tipos de sistemas de energia solar, o off-grid, que possuem sistemas de armazenamento indicado para fazendas e o on-grid indicado para residências pois não possuem sistemas de armazenamento. Como a grande maioria dos sistemas são conectados à rede, é importante que se saiba que possuir um sistema de energia solar não o deixa livre da rede pública e terá que pagar o valor mínimo de taxas obrigatórias.

Mito 4: A energia solar não é segura

 

A sua segurança vai depender de como foi feito a instalação. Por isso é de grande importância verificar quem é a empresa que está contratando. Levando em conta o fato de ser energia, deverá ter um técnico ou engenheiro capacitado.

Mito 5: O sistema fotovoltaico não gera no inverno ou em dias nublados

Assim como é possível se queimar do sol em dias nublados a mesma coisa acontece com os painéis. Os paineis precisam de luz solar. Independentemente  se chove ou não.

Mito 6: Se houver queda de energia ou apagão o sistema solar continuará fornecendo energia

Se o sistema for on-grid  o inversor interrompe o fornecimento de energia automaticamente. O que é extremamente normal!!

Mito 7: Depois de instalados os painéis não podem ser retirados

Você pode desinstalar o sistema a qualquer momento.

Mito 8: O retorno do investimento é demorado

Tudo depende do custo do kWh local e da quantidade desejada que o sistema irá gerar. Em média, o investimento em energia solar leva de 4 a 7 anos para retornar. E depois é só festa!

 

É isso ai galerinha, espero ter aliviado para vocês, ter esclarecido!

Quer saber algo mais? Comente aqui!

Quer que saber sobre outro assunto? Comente aqui!

Obrigada!

Bjos de Luz!

Deixe uma resposta