É possível ter um sítio sustentável?

Sim! É possível sim desde que se faça um estudo antes de se iniciar qualquer atividade e uma análise da propriedade para que se torne viavél.

Ah Mariana, mas no meu caso eu já tenho um sitio em atividade, posso torná-lo sustentável? Sim só nao pode como deve! Mas para mudar algo que já está em funcionamento é necessário um estudo dobrado para que não atrapalhe o que já está sendo feita. Neste caso todos os métodos adotados deverão ser assertivos.

COMO SERIA UM SÍTIO SUSTENTÁVEL?

A proposta feita pelo IPEC – Ecocentro Saracura foi de descobrir se, em 1 hectare de terra, poderia se garantir a qualidade de vida de uma família de cinco pessoas. Sendo este um modelo completo para ser sustentável em todos os aspectos. Claro que conforme a sua região é necessário alguns ajustes.

A ética da Permacultura exige uma atitude responsável:  “Assumir a responsabilidade pela sustentabilidade familiar dentro do terreno”, onde deveria ter o equilibrio entre meio ambiente e economia.

http://www.folkstore.com.br

O Sítio Sustentável como já foi dito possui 1 hectare (ha) equivale à 10.000 m2, aproximadamente 1 campo de futebol (que possui 10.800 m2). Esta dimensão foi escolhida pelo IPEC por sua conveniência matemática no cálculo dos resultados.

Elementos principais e seus objetivos:

Sítio Sustentável – Ecocentro Ipec – Fevereiro de 2018

Produção animal integrada – Quando bem integrados podem representar a fonte principal de energia e renda de um sistema produtivo. Para o sítio foi eleita a suinocultura a campo como foco central, incrementado por um galinheiro rotativo integrado a hortas.

Água – Água da chuva é armazenada.  Uso de um sistema integrado de captação, armazenamento, distribuição e reciclagem em 100%.

Agrofloresta – Em todos os espaços disponíveis, é feito como estratégia a ocupação rápida e a produção de alimento de alto valor.

Casa Bioconstruída – Já que a habitação é um dos maiores problemas, e o Ecocentro Ipec é a referência básica em Bioconstrução, provando que uma casa confortável pode ser econômica e sustentável também.

Geração de energia renovável – A partir da biomassa concentrada pelos animais.

Com algumas destas técnicas você pode contribuir bastante com o meio ambiente interferindo positivamente nos seus ganhos mensais. E no Ecocentro você pode encontrar várias outras técnicas. Sou apaixonada pelo trabalho deles e suspeita a falar.

Gostou? Curte, comente!

Quer saber algo em especifico? Comente que falarei em breve!

Obrigada!

Bjos de Luz!

Deixe uma resposta